sábado, 24 de outubro de 2009

Comemorando o Dia da Consciência Negra












Objetos da Costa do Marfim

Para melhor entender, sentir e perceber a importância da formação histórico-cultural do nosso povo, precisamos: vivenciar, estudar, pesquisar e contextualizar as diversas formas da rica contribuição da Arte Africana tão presente nas nossas vidas.

LINKS afins:


Museu Afro-Brasileiro


























































Antiga Faculdade de Medicina
: primeira escola de medicina do país e da America do Sul.Atualmente, está sendo restaurada pelo governo do Estado e a iniciativa privada e reúne três museus: o Afro-Brasileiro (com acervo da arte sacra africana, afro-brasileira, 27 painéis de Carybé sobre os orixás e fotografias do antropólogo francês Pierre Verger); o de Arqueologia e Etnologia (com pinturas, objetos, fotos e urnas funerárias indígenas); e o Memorial de Medicina (com livros e teses sobre o tema).
Centro Histórico, Terreiro de Jesus

Visitando O Centro Histórico de Salvador













































Educandos do 3ºano(E.M.)
Praça Municipal
Solar do Ferrão
Afro-Brasilairo
Veja o Álbum

Solar do Ferrão













Máscaras(Mortuaria)














Esculturas dos Reis
(fertilidade)

"Solar do Ferrão: situada nas proximidades do largo do Pelourinho, a construção de 5.000 metros quadrados guarda características da segunda metade do século 17. Em 1756, os Jesuítas instalaram um Seminário no prédio, que no mesmo século tornou-se propriedade da família Ferrão. Daí em diante funcionou como residência de famílias nobres, teatro e sede do Centro Operário. Em 1977, foi adquirido pela Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural (atual Ipac), que depois da reforma instalou aí a sua sede administrativa.

A exposição Sete Áfricas, com 90 máscaras e esculturas das 1076 peças doadas em 2004 pelo italiano Claudio Masella ao Governo da Bahia
As obras representam a grande diversidade de materiais, técnicas e estilos identificados na produção artística do continente africano, com obras provenientes do Golfo do Benim, Benim e Nigéria, República dos Camarões, Centro-Sul da África, Akan de Gana, Costa do Marfim/Libéria, Savana/Sahel, Guiné e Guiné-Bissau."

Novembro Africano

Visitas ao Centro Histórico de Salavdor
Pelourinho
Praça Municipal
Praça da Sé
Terreiro de Jesus
Gregório De Mattos
Museu Do Solar do Ferrão
Museu Afro-brasileiro
Casa do Benin
Museu da Cidade
Casa de Jorge Amado



Solar do Ferrão- Gregório de Mattos

Artistas contemporâneos da Bahia

A Bahia é fonte de magníficos artistas plásticos de grande atuação no cenário nacional e mundial, como: Mário Cravo Jr, Juarez Paraíso, Tatti Moreno, Bel Borba, Carybé, Rubem Valentim e outros.


MESTRE DIDI

Uma questão religiosa

Mestre Didi

Mestre Didi
Click na foto

Juarez Paraíso

Pintor, escultor, gravador, desenhista, ilustrador, Juarez Marialva Tito Martins Paraíso é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.
Leia mais

Esculturas de Tatti Moreno

Esculturas de Tatti Moreno
Dique do Tororó

Tatti Moreno


Tatti Moreno começou manipulando bonecos de arame aos 13 anos. Em seguida ingressou na Escola de Belas Artes de Salvador, onde estudou com Mário Cravo Júnior. Influenciado pelo barroco, no início da carreira fez uma série de santos católicos, mas logo voltou-se para o culto afro-brasileiro, estilo que até hoje persegue o escultor de reconhecimento internacional, com exibições na Europa e nos Estados Unidos. O trabalho do artista pode ser apreciado diariamente no Dique do Tororó.

Entrevista ao Bahianoticia
Entrevista ao Mais Bahia

Livros indicados

Notícias

Um Valentim

Um Valentim
Acrílico/tela

Rubem Valentim

Rubem Valentim nasceu em Salvador (BA) no ano de 1922 e faleceu em São Paulo em 1991.

Autodidata, comemou a pintar em meados da decada de 1940 quando, ao lado de outros entre os jovens artistas, contribuiu para o movimento de renovação do panorama cultural baiano.

Formado em Odontologia, exerceu por alguns anos a profissão, da qual foi-se afastando gradativamente por volta de 1948 para se consagrar cada vez mais a pintura. Nesse mesmo ano ingressou no Curso de Jornalismo da Universidade da Bahia, que concluiu em 1953.
Leia mais
Obras em exposição

Mosaico/Bel Borba

Bel Borba


Alberto José Costa Borba(Bel Borba), nasceu em 1957, em Salvador. Seus primeiros estudos de arte foram feitos na High School, Califórnia (Estados Unidos), em 1973. Freqüentou cursos de desenhos, pintura e gravura em Salvador. Começou a expor seus trabalhos a partir de 1975.


Mario Cravo JR

Mário Cravo Júnior (Ribeira do Itapagipe BA 1923). Escultor, gravador, desenhista.Nasceu em 1923 - Ribeira de Itapagipe BA no dia 13 de Abril. Doutor em Belas Artes pela UFBA, em 1966. Em 1981, coordena a implantação do curso de especialização em Gravura e Escultura na Escola de Belas Artes da UFBA, em Salvador. Nessa mesma cidade, em 1994, inaugura o Espaço Cravo, no Parque Metropolitano de Pituaçu, com 50 esculturas ao ar livre sob a forma de objetos tridimensionais - estáticos, móveis e sonoros-; e uma galeria, que abriga os trabalhos do artista em várias técnicas.

Mario Cravo Jr_ Artes Plásticas - Virtual

Escultura/Iguatemi

Escultura/Iguatemi
Mãe e filho

Carybé

Hector Julio Páride Bernabó ou Carybé (Lanús, 7 de fevereiro de 1911 — Salvador, 2 de outubro de 1997) foi um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino naturalizado e radicado no Brasil.